Content
  • PT
  • ENG
© Flickr/miss pupik
Perguntas e Respostas
Publicado em 12/2/2013 por Ciência 2.0

Podemos viver somente com comida hipocalórica? Quais os tipos de alimentos que pertencem a este grupo? É possível criar uma ementa diversificada com este tipo de comidas que satisfaçam o maior guloso de sempre?

 

Pergunta submetida por: Manuel Guedes

Foto: Flickr/miss pupik 

Respostas (2)

    Na minha opinião, é possível viver apenas com comida hipocalórica. Isto, porque os alimentos que pertencem a este grupo, como a maior parte dos frutos e dos vegetais, contém vários nutrientes e funções importantes na alimentação, por exemplo, o tomate, para além de ter poucas calorias, ainda tem uma função importante na prevenção do cancro e no fortalecimento do sistema imunitário. Com isto, é possível criar uma ementa diversificada, já que a comida hipocalórica é rica em nutrientes que podem substituir outros alimentos com um maior nível calórico, criando assim uma alimentação equilibrada e baixa em calorias.
    Já na minha opinião, a alimentação deve ser equilibrada com os hábitos. Não é segredo nenhum que a fonte de energia rápida está nos alimentos hipercalóricos. No entanto não devem ser uma constante já que muito poucas são, hoje em dia, as situações em que o recurso a este tipo de alimentos é absolutamente necessário (já não andamos a caçar de biface na mão e sem comer há dias). As vidas são cada vez mais sedentárias, rotineiras e mais cerebrais pelo que a alimentação deve ser direccionada para este tipo de hábitos. No entanto, as calorias não são uma coisa má, são aquilo de que dependemos para gerar energia. O problema está em tê-las acima ou abaixo do valor recomendado. Todos os alimentos em conjunto numa dieta equilibrada têm um papel importante na prevenção de doenças e no bem estar. A forma como os conjugamos e as quantidades em que os ingerimos é que distorcem as suas qualidades. O segredo está em comer de tudo um pouco de forma equilibrada, generalista, sem extremos.

Cancel or

Partilha


Comenta

Consola de depuração Joomla

Sessão

Dados do perfil

Utilização de memória

Pedidos à Base de dados