Content
  • PT
  • ENG
Artigo
Publicado em 11/2/2013 por Nuno Francisco*

A tatuagem é uma das formas mais antigas de arte mas isso acarreta alguns riscos para a saúde.

A intoxicação por metais pesados ocorre quando eles são absorvidos pelo corpo humano e passam a substituir alguns metais necessários para as nossas funções biológicas essenciais. É importante lembrar que a intoxicação se dá pela ingestão, ao longo da vida. Os metais pesados depositam-se nos tecidos ósseos e gordurosos, não sendo eliminados com o passar do tempo. Na tabela seguinte estão presentes alguns dos efeitos mais comuns no organismo provocados por estes metais:

 

Uma vez que as agulhas utilizadas na tatuagem estão em contacto com o sangue, é possível a transmissão de doenças. Devido aos metais presentes nas tintas, podem existir reações alérgicas. Por causa das grandes quantidades de óxido de ferro nas tintas, pode haver problemas nas ressonâncias magnéticas nucleares (RMN).

A química encontra-se neste momento a procurar alternativas menos prejudiciais para o nosso corpo, no entanto, já foram feitas descobertas muito interessantes nesta área.

Destacam-se as tatuagens de fácil remoção, as tatuagens que monitorizam os níveis de glicose no sangue.

À medida que a ciência avança, surgem materiais mais aperfeiçoados para a composição das tatuagens com imagens mais trabalhadas e coloridas e piercings com menor rejeição. Todas as cores utilizadas nas tatuagens são provenientes dos metais de transição, alguns chamados de metais pesados. Porém, apesar das concentrações destes metais pesados serem muito baixas, não causando danos imediatos à saúde, é bom lembrar que alguns destes metais são biocumulativos, acumulam-se ao longo da vida.

Autoria da Foto: Nuno Francisco

Foto retirada em: Museu Exploratório em Coimbra

*Este artigo foi desenvolvido no âmbito da disciplina de "Divulgação Científica", pertencente ao Doutoramento em "Divulgação e Educação das Ciências", da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Integra o concurso "Sangue, Arte e Ciência: uma relação criminosa?", o primeiro da série de passatempos subordinados ao tema "Uma Ideia para Ler". 

Partilha


Comenta

Consola de depuração Joomla

Sessão

Dados do perfil

Utilização de memória

Pedidos à Base de dados