Content
  • PT
  • ENG
Artigo
Publicado em 28/1/2013 por Joana Torres*

São diversas as análises que podemos fazer a partir de uma amostra de sangue, sendo uma delas o estudo do cariótipo. O que é o cariótipo? 

O cariótipo constitui o conjunto de cromossomas existente nas células dos indivíduos, sendo caracterizado pelo número, forma e tamanho desses cromossomas. Estas características dos cromossomas variam consoante as espécies, sendo o cariótipo humano formado por 23 pares de cromossomas, ou seja, 46 cromossomas. Destes 46, 44 (22 pares) são cromossomas idênticos no homem e na mulher, havendo diferenças no 23º par – par de cromossomas sexuais. Assim, num cariótipo feminino, verifica-se que o par de cromossomas sexuais é idêntico – par de cromossomas X, enquanto num cariótipo masculino, os dois cromossomas sexuais são diferentes – existindo um cromossoma X e um cromossoma Y, de dimensões consideravelmente menores (cerca de 1/3 do tamanho do cromossoma X).

 Figura 1 Cariótipo feminino – 46, XX.                      

 Figura 2Cariótipo masculino – 46, XY.

Os primeiros 22 pares de cromossomas, designados por autossomas, são numerados, genericamente, de acordo com o tamanho, sendo o par 1 formado pelos cromossomas de maior comprimento e o par 22 pelos de menor tamanho. Os cromossomas de cada par têm origens diferentes, sendo um de origem materna e o outro de origem paterna. No caso dos cromossomas sexuais, um indivíduo do sexo feminino apenas pode transmitir um cromossoma X à descendência, enquanto que um indivíduo do sexo masculino pode transmitir ou um cromossoma X, dando origem a uma menina, ou um cromossoma Y, dando origem a um menino.

Foto: Flickr/wellcome images

Figuras: Adaptadas da Wikipedia

*Este artigo foi desenvolvido no âmbito da disciplina de "Divulgação Científica", pertencente ao Doutoramento em "Divulgação e Educação das Ciências", da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Integra o concurso "Sangue, Arte e Ciência: uma relação criminosa?", o primeiro da série de passatempos subordinados ao tema "Uma Ideia para Ler".

Partilha


Comenta

Consola de depuração Joomla

Sessão

Dados do perfil

Utilização de memória

Pedidos à Base de dados