Content
  • PT
  • ENG
© Flickr/Lulu
Perguntas e Respostas
Publicado em 23/1/2013 por Renata Silva

Já temos resposta para esta questão!

Pergunta submetida por: Patrícia Machado

Respondido por: José Alberto Duarte, Faculdade de Desporto da Universidade do Porto

O que é o ácido láctico?Como se forma? Onde se acumula? O que fazer para evitar a sua produção/acumulação em excesso e acelerar a sua eliminação, de forma a minimizar as dores sentidas após um exercício físico?

O que é o ácido láctico?

O ácido láctico é um ácido monocarboxílico que, no organismo humano, resulta da metabolização celular da glicose com fins energéticos. Falamos habitualmente do ácido láctico quando falamos da prática de exercício físico. À semelhança dos restantes cetoácidos do metabolismo energético, também o ácido láctico tende, no ambiente celular, a perder um ião hidrogénio e a transformar-se em lactato. Por essa razão, do ponto de vista fisiológico, faz mais sentido falar-se em lactato do que em ácido láctico.

Como se forma? Onde se acumula?

Para uma célula, do ponto de vista energético, é muito vantajoso metabolizar a glicose até dióxido de carbono (CO2) e água (H2O), porque daí obtém uma boa quantidade de energia química. A primeira fase desta via metabólica, que dura até à formação de piruvato (um cetoácido), ocorre no citosol (porção líquida solúvel do citoplasma das células), gera pouca quantidade de energia por molécula de glicose, mas tem a particularidade de ser muito rápida. A segunda fase ocorre na mitocôndria, local onde o piruvato é totalmente oxidado até CO2 e H2O e dá origem a uma grande quantidade de energia, mas ocorre de uma forma muito lenta. Apesar destas duas fases, normalmente, surgirem em sequência, nem sempre o piruvato, formado no citosol, entra na mitocôndria para seguir a segunda fase da via metabólica. De facto, em situações de disfunção mitocondrial ou de maior exigência energética por unidade de tempo, algumas células, nas quais se incluem as fibras musculares esqueléticas, optam por fazer uma quebra entre as duas fases da via metabólica energética, transformando, no citosol, o piruvato em lactato, por ação da enzima Lactato Desidrogenase. Este "desvio" do piruvato para lactato permite que a fase rápida, citosólica, possa ocorrer de forma independente da fase lenta mitocondrial. Assim, a produção de lactato por uma célula, que nesta situação deve ser considerado como um seu produto final do metabolismo, serve apenas o fim de dissociar as duas fases do metabolismo da glicose. Com esta estratégia, apesar de retirar menos energia por molécula de glicose, a célula consegue fazer muitas fases rápidas citosólicas enquanto ocorre uma fase lenta, isto é, consegue, durante um curto período, degradar muitas moléculas de glicose por unidade de tempo e, dessa forma, gerar grande quantidade de energia por unidade de tempo e, assim, fazer face a situações de maior exigência energética, como aquelas que ocorrem com exercícios físicos intensos.

Respostas (17)

    tenho problema com lactose,porisso a informação foi ótima .Grata Aurea
    Ameii '-'
    Preciso de ajuda. Meu filho tem alergia alimentar. Dentre os vários produtos que ele não pode consumir, um deles é o leite e seus derivados. A linguiça Perdigão tem na sua composição o LACTATO DE SÓDIO. Pergunto: o lactato de sódio possui algum traço do leite????
    Outra dúvida: em alguns alimentos percebo que tem a composição ÁCIDO LÁCTICO. Esse ácido tem traço do leite????
    Alguém poderia me ajudar????
    Se puder, desde já agradeço.
    Boa noite Celso, meu sobrinho de 4 anos tem o mesmo problema do seu, não pode comer nada que tenha leite, ovo, chocolate, peixe e coisas que tenha corante. Mas esta tratando com um alergista e melhorou muito!!! Nildete obrigada
    @nildete Santos boa noite Celso, meu sobrinho esta tratando com um alergista muito bom, já melhorou bastante, mas não pode comer nada que tenha corante.Leite, ovo, peixe. e mesmo carne suína.
    muito bom , obrigado.
    Qual a consequência do Acido Láctico? oque ele causa? Pós exercício físico?
    Bom dia

    Independentemente, do que está escrito, o ácido lático, NÃO PROVOCA DORES MUSCULARES NENHUMAS. Se não fosse ele, não teriamos capacidade de continuar o exercicio durante o esforço.
    Gostaria de saber se o peixe provoca o aumento do ácido láctico e o que realmente é provocado. Quais são os sintomas de que alguma coisa vai mal? Uma vez um médico me disse que eu tinha que me regrar com alimentação porque a minha produção de ácido láctico estava fora do normal.
    eu tenho lactoze por isso eu perguntei a minha prima e ela pesquisou e era leite
    eu tenho 8 ano
    minha filha tem intolerância a lactose ela pode usa coisa contendo acido latico
    o acido lactico estapresente em vario produtos quero saber se ele é algum derivado do leite pois sou alergica a leite e seus derivados. Obrigado
    Quem tem intolerancia a lactose pode comer alimentos que contenham ácido lático?
    O que causa a fibromialgia ou outros tipos de dores é o excesso de ácido lático. A forma mais fácil de tratar é usar a água antioxidante, que elimina o radicais livres e ajuda na absorção dos nutrientes. mais informações no site www.terasaude.com ou pelo fone: (91) 98130-7107
    olá, eu gostaria de saber quem metaboliza o ácido lático. Se puder tirar a minha dúvida, agradeço.
    Esto muitp

Cancel or

Partilha


Comenta

Consola de depuração Joomla

Sessão

Dados do perfil

Utilização de memória

Pedidos à Base de dados