Content
  • PT
  • ENG
Publicado em 24/10/2012 por Renata Silva

Autor: Keith Harrison
Editora: Editorial Presença
Número de páginas: 187
Palavras-chave: corpo humano; evolução; seleção natural; peixe; animais; Homem

Sobre o autor:

Keith Harrison é doutorado em Zoologia pela Universidade de Nottingham. Trabalhou como Conselheiro Científico do Museu de História Natural de Londres e como gestor do Conselho para o Desenvolvimento do Ambiente Natural do Reino Unido. Tem uma série de artigos científicos publicados sobre invertebrados e vertebrados e já escreveu várias entradas para a Enciclopédia de Cambrigde sobre mamíferos, aves e répteis.


Sinopse Ciência 2.0:

Recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para apoio a projetos relacionados com temas científicos para o 3º ciclo, “O nosso corpo: o peixe que evoluiu” assume a pertinência de um livro que, através de uma linguagem acessível a todos e com exemplos do dia-a-dia, nos conta porque é que o corpo humano é como é. Quais as nossas origens? Por que razão é que os nossos cotovelos e os nossos joelhos dobram em direções opostas? “Alguma vez tinha reparado neste facto?”, pergunta o autor ao leitor. O livro, que aborda a ciência de forma didática, começa com uma série de questões às quais vai respondendo e saciando a curiosidade de quem lê.

Nesta obra, Keith Harrisson explica os conceitos de evolução e de seleção natural, argumentando que evoluímos desde os peixes, que evoluíram para anfíbios, os anfíbios para os répteis, os répteis para os mamíferos e por aí fora até nos especializarmos em primatas, mais concretamente na espécie humana! O escritor fundamenta-o com imagens, com averiguações de cientistas e dá exemplos que nos fazem realmente pensar: “Afinal, faz todo o sentido”. Escrito de forma simples e cativante, este livro convida o leitor a uma viagem pela história da existência do nosso corpo, afunilando ao longo dos diversos capítulos, incitando-o a participar, através de experiências com o corpo, para comprovar o que a ciência diz. A jeito de desafio até começa por revelar que todos nós somos cientistas. Ao longo das várias secções há sempre um pequeno resumo que nos explica o que herdamos dos nossos antepassados.

Ficam algumas questões para aguçar a curiosidade dos leitores: Por que razão os homens têm mamilos? Por que motivo temos costelas por cima do peito e por cima do estômago não? Por que temos cinco dedos em cada mão e em cada pé?

Partilha

Consola de depuração Joomla

Sessão

Dados do perfil

Utilização de memória

Pedidos à Base de dados