Content
  • PT
  • ENG
© Flickr/peretzp
Perguntas e Respostas
Publicado em 8/5/2012 por Ciência 2.0

Há quem sangre do nariz depois de estar com a cabeça ao sol. Mas o que o provoca? O que acontece?

O termo médico para hemorragia nasal é epistáxis, que pode ser dividida em dois grandes tipos: epistáxis anterior (aquela de que estamos habituados normalmente a falar, com passagem do sangue para o exterior) e epistáxis posterior (hemorragia nasal com passagem do sangue posteriormente, para a faringe).

A maior parte das epistáxis origina-se após erosão de uma rede de vasos (plexo vascular) existente na nossa cavidade nasal chamada triângulo de Kisselbach. Devido à pequena quantidade de tecido que separa a cavidade nasal destes vasos, a probabilidade de lesão e hemorragia é significativa.

Efetivamente, a exposição ao sol, sobretudo se associada a um clima seco, promove secura das mucosas, incluindo a mucosa nasal, o que aumenta a sua fragilidade, aumentando também o risco de lesão vascular e de epistáxis.

Consultor científico: Ricardo Ladeiras-Lopes, da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto 

Foto: Flickr/peretzp

Respostas (1)

    Bom Dia, O meu filho só sangra do naris quando está a dormir. ou exposto ao sol na escola. Mas quase todos os dias de verão isso acontece, na parte do inverno não. Gostaria de saber o que é que posso fazer para o ajudar. Li que posso por gelo. Peço a vossa ajuda porque já não sei o que fazer. se fosse possivel enviar -me a resposta para o meu mail agradecia. Obrigado.

Cancel or

Partilha


Comenta

Consola de depuração Joomla

Sessão

Dados do perfil

Utilização de memória

Pedidos à Base de dados