Content
  • PT
  • ENG
Publicado em 14/2/2014 por Diana Seabra

Autor: BBC

Duração: 57:44

Link: http://www.youtube.com/watch?v=l38GNC3VVUE 

Palavras-chave: astronomia, meteoritos, asteroides, sistema solar, Universo, Terra

 

Sinopse Ciência 2.0:

No dia 15 de fevereiro de 2013, um meteorito entrou na Terra, rasgou os céus da Rússia, e desintegrou-se na cidade de Cheliabinsk, dando origem a uma onda de choque tão forte, que chegou a ser detetada a 15 mil km de distância. O percurso do meteorito foi capturado, desde que este atingiu a atmosfera do planeta, resultando em 16 segundos de ciência muito bem documentados.

Este acontecimento serviu de base para a realização do documentário “A Verdade sobre os Meteoritos”, conduzido pelo Professor Iain Stewart. O filme propõe-se responder a uma série de questões relacionadas com estes objetos celestes, nomeadamente, a sua composição e origem; o impacto que provocam na superfície terrestre e o perigo que representam; e ainda, o papel que desempenharam para a história do nosso planeta.

Por vezes, não atribuímos a devida importância à possibilidade de ocorrência destes fenómenos. No entanto, o meteorito de Cheliabinsk, para além de nos ter dado informação útil para a prevenção de factos similares, ajudou-nos a recordar que o sistema solar é um lugar dinâmico, que está em constante mudança, e que a Terra é um planeta pequeno num cosmos violento. Afinal, os meteoritos fazem parte do normal ciclo de vida do planeta, e disso, não nos devemos esquecer!

 

Imagem: BBC

Partilha

Consola de depuração Joomla

Sessão

Dados do perfil

Utilização de memória

Pedidos à Base de dados