Content
  • PT
  • ENG
Jogo

Origem: O jogo Estarolas foi inventado, em 2002, por Jorge Nuno Silva. Este professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa é doutorado em matemática pela UC de Berkeley e presidente da Associação Ludus, organização vocacionada para a promoção dos aspetos culturais e recreativos da Matemática.
 

Constituição do jogo:

Um tabuleiro em forma de losango como o da figura abaixo, com 9 casas lisas e 9 casas marcadas.

688 694 579

24 peças de jogo:
9 peças quadradas lisas   688 203 203


9 peças quadradas marcadas 688 201 201 2


3 peças redondas lisas  688 201 201


3 peças redondas marcadas 688 201 201 1

 


Objetivo:
Criar em primeiro lugar uma linha (horizontal, vertical ou diagonal), com as suas três peças


Como jogar:


Os jogadores alternadamente efetuam uma jogada de cada vez. Em cada jogada, o jogador pode fazer um dos seguintes movimentos:


1. Mover, em qualquer dos sentidos, uma das suas peças para uma cada adjacente (na horizontal, vertical ou diagonal) que esteja vazia e que seja do mesmo tipo (as peças lisas só se podem movimentar em quadrados lisos e as peças marcadas só se podem movimentar em quadrados marcados).


2. Trocar o tipo de casa, de lisa para marcada ou vice-versa, desde que o quadrado esteja vazio e não tenha sido alterado na jogada anterior pelo adversário.
 

Restrições: Se duas jogadas consecutivas forem de troca de tipo de casa, então a jogada seguinte tem que ser de movimento de uma peça. Por exemplo, se o jogador com as peças lisas alterar uma casa marcada para lisa e de seguida o jogador com as peças marcadas alterar uma casa para marcada, na próxima jogada o jogador com as peças lisas tem que movimentar uma das suas peças redondas.
 

As regras foram adaptadas de:
Neto, J.P., Silva, J.N., Jogos Matemáticos, Jogos Abstractos, RBA, 2008
 

O criador do Jogo Estarolas foi também o mentor do Projeto LUDUS - Associação sem fins lucrativos que tem por objectivo promover e divulgar a Matemática, nas suas diversas vertentes, nomeadamente a cultural, histórica e recreativa.
http://ludicum.org/ludus

 

Partilha


Comenta

Consola de depuração Joomla

Sessão

Dados do perfil

Utilização de memória

Pedidos à Base de dados