Content
  • PT
  • ENG
Publicado em 2/4/2014 por Eunice Sousa

Autores: Paulo Magalhães e Nuno Gomes

Editora: Planeta Vivo

Nº de páginas: 181

Palavras-chave:Água; vida; Terra; paisagem; evolução; organismos; paisagem; fisiologia; meteorologia.

 

Sobre os autores:

Paulo Magalhães formou-se em Direito do Ambiente. Iniciou-se como fotógrafo de natureza nos anos 80 tendo realizado diversas exposições e conseguido vários prémios nesta vertente. É coautor de vários livros de divulgação.

Nuno Gomes é licenciado em Biologia e faz investigação na área da ecologia de várias espécies de vertebrados. Em paralelo desenvolve atividade empresarial na área da instalação e desenho de sistemas aquáticos e para tratamento de águas para consumo e residuais.

 

Sinopse Ciência 2.0:

“É um facto que a vida tem uma história de milhões de anos”. Ora a água tem mais alguns milhões. E, por mais que, nós homens, tenhamos evoluído, por mais inteligentes que possamos ser e por mais antropogénica que seja a nossa visão do mundo é ela, a água, que “governa” este planeta a que chamamos Terra. E “se 71% da superfície terrestre está coberta de água, este facto numérico é irrelevante face ao que a água significa neste planeta”. Se formos a ver, este é o único planeta conhecido com água nos três estados: sólido, líquido e gasoso. E foi esta capacidade - que permite uma interligação entre todos eles - que impulsionou os processos de vida a desenvolverem-se baseados na natureza e propriedades da água. Afinal de contas os seres vivos podem ter entre 50 até 90% de água nos seus organismos!

Será que alguma vez pensamos em como a água é importante para os nossos organismos, mas também para os ecossistemas, para os habitats, para a paisagem, para a atmosfera? Estaremos dispostos a pensar que ela é rainha neste ciclo da vida em que nós, como todos os seres vivos, estamos emaranhados? A “Fotobiografia da Água” vem propor uma “desantropomorfização” do ciclo da vida mostrando-nos como muitas vezes o Homem distorce a visão do mundo em que vivemos. Este livro vem recheado de exemplos fotográficos sobre a água nas suas várias personalidades, capacidades e competências: a sua força na paisagem, os seus vários estados, os seus efeitos na erosão, as formas encantadoras das nuvens, a leveza da neve, a humidade do orvalho e, ainda, a sua relação direta com a vida.

O livro termina ainda com uma breve biografia da água que descreve a sua anatomia, a sua morada nos sistemas vivos, as várias fases físicas em que se pode encontrar, o seu ciclo e a sua influência na meteorologia. 

Partilha

Consola de depuração Joomla

Sessão

Dados do perfil

Utilização de memória

Pedidos à Base de dados