Content
  • PT
  • ENG
© Flickr/tarale
Artigo
Publicado em 1/11/2013 por Filomena Azevedo*

O Ciência 2.0 foi saber se é verdade que a manteiga ajuda a aliviar a dor da queimadura e de onde vem esta ideia. Filomena Azevedo, dermatologista, diz que não há muitas referências históricas sobre o uso  da manteiga neste contexto e explica as consequências do uso desta mezinha.

A manteiga tem sido recomendada tradicionalmente, desde há muito tempo, para uso em queimaduras, mas, de facto, não é benéfica por evitar a saída de calor e prolongar a dor das mesmas.

Outros remédios caseiros têm sido indicados para tratar queimaduras, tais como clara de ovo, borras de café ou pasta de dentes. Realmente estes remédios caseiros não ajudam na cura e podem dificultar a avaliação médica.

Existem vários graus de queimaduras segundo a profundidade a que afetam a pele:

1º grau – É a forma mais superficial em que só a epiderme é atingida. A pele fica vermelha com sensação de calor e dor. A maioria cicatriza em 5 a 10 dias.

2º grau – Atinge a derme. A pele fica mais vermelha, com edema e surgem bolhas. A dor é intensa. Resolvem em 2 a 3 semanas podendo deixar cicatrizes ou manchas.

3º grau – É a forma mais profunda e mais grave, havendo destruição da pele e outros tecidos. Pode não causar dor porque as terminações nervosas responsáveis pela sensibilidade à dor foram também queimadas. Deixa cicatrizes acentuadas.

Recomendações de tratamento:

1º grau: O primeiro cuidado deverá ser arrefecer a região queimada, com água fria corrente, para limitar a extensão e aliviar a dor. Isso diminui a temperatura da pele e interrompe o processo de queimadura. Se isso não for possível, aplicar compressas com água fria. Não usar gelo porque o frio intenso pode danificar os tecidos. Não aplicar manteiga, clara de ovo ou pasta de dentes. Não melhoram a queimadura, ou a dor, e podem causar infeção. Usar analgésicos em função das queixas de dor.

2º grau: Aplicar as medidas anteriores. Se houver bolhas, estas não devem ser furadas. Se rebentarem, não deve ser retirada a pele. Lavar com cuidado e usar um antissético suave. Aplicar penso.

3º grau: Devem ser usadas compressas húmidas para arrefecer a pele e recorrer a um serviço de saúde.

* Filomena Azevedo, médica dermatologista/Diretora do Serviço de Dermatologia do Centro Hospitalar de São João

 

Foto: Flickr/tarale

 

 

Este artigo deu origem a uma pergunta no quiz de ciência LabQuiz, um divertido jogo desenvolvido pelo Ciência 2.0 para Android e iOS.
Disponível na Google Play:
https://play.google.com/store/apps/details?id=air.ciencia20.up.pt.quiz

Disponível no iTunes:

https://itunes.apple.com/WebObjects/MZStore.woa/wa/viewSoftware?id=937234713&mt=8

Partilha


Comenta

Consola de depuração Joomla

Sessão

Dados do perfil

Utilização de memória

Pedidos à Base de dados