Content
  • PT
  • ENG

JOGOS

Categorias

Estarolas
Origem: O jogo Estarolas foi inventado, em 2002, por Jorge Nuno Silva. Este professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa é doutorado em matemática pela UC de Berkeley e presidente da Associação Ludus, organização vocacionada para a promoção dos aspetos culturais e recreativos da Matemática.
Gatos & cães
Origem: Simon Norton, 1970 Constituição do jogo: Um tabuleiro quadrado 8 por 8. 56 peças de jogo: 28 Gatos e 28 Cães Objetivo: Ganha o jogador que realizar a última jogada.
Jogo matemático do Corpo Humano
Objetivo: Adivinhar a parte do corpo humano que o desafiado escolheu.
Avanço
Objetivo: Atingir em primeiro lugar a linha adversária. Um jogador ganha se chegar com uma das suas peças à primeiro linha do adversário, ou seja, as quadradas devem chegar à 1ª linha e as circulares à 7º linha do tabuleiro.
Shaturanga
O Shaturanga é um jogo antigo Indiano. São necessários quatro jogadores, formando duas equipas de dois. Ganha a equipa que primeiro capturar os dois reis adversários.
Nim
Objetivo: ganha o jogador que realizar a última jogada, isto é, o jogador que conseguir retirar o último conjunto de elementos do mesmo tipo.