Content
  • PT
  • ENG
 ©Flickr/MyNameHere
Perguntas e Respostas
Publicado em 9/11/2012 por Ciência 2.0

Já temos resposta para esta questão!

Pergunta submetida por: Manuel Guedes

Respondida por: Ricardo Ladeiras Lopes, da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

Como é que nos surgem os chamados tiques? São demonstrações de nervosismo ou características pessoais? Conseguimos pará-los?

Os tiques são vocalizações (tiques vocais) ou movimentos (tiques motores) súbitos, não rítmicos, recorrentes e estereotipados (ou seja, repetindo o mesmo padrão). Podem ainda ser classificados em tiques simples, quando envolvem apenas sons simples ou alguns músculos, ou tiques complexos, envolvendo frases ou vários grupos de músculos.

As pessoas com tiques sentem uma vontade irressistível de realizá-los, como uma necessidade corporal, potencialmente geradora de ansiedade, que alivia após a sua correta realização. Assim, é facilmente compreensível que os tiques se exacerbem durante períodos de stress, como por exemplo durante o período de exames. Contudo, é importante sublinhar que os tiques não são uma manifestação específica de perturbações de ansiedade.

Os tiques costumam diminuir quando os indivíduos se envolvem em atividades  que impliquem concentração, podendo exacerbar-se em situações que possam exigir menor atenção dirigida. Esta é uma das estratégias que podem ser usadas para a sua abordagem terapêutica.

Existe um vasto conjunto de patologias, muitas delas do foro psiquiátrico, que podem incluir os tiques como manifestação objetiva. A abordagem destas doenças passa por psicoterapia e, em casos mais graves, terapêutica farmacológica.

 

Foto: Flickr/MyNameHere

 

Respostas (3)

    Se for vários tiques ao mesmo tempo pode ser Síndrome de Tourette, ou se forem manifestações mais discretas são conhecidos como Transtornos de Tiques Crônicos. A Síndrome se manifesta desde criança e está ligada ao TOC. Os Transtornos Crônicos geralmente desaparecem na fase adulta. Porém, quando agravados ou característicos da Síndrome de Tourette, podem estar relacionados ao desenvolvimento ou a piora de outras doenças como TOC e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e ainda gerar graves sequelas psicológicas e emocionais, como a depressão. O importante é observar se os motivos são ou não emocionais e o que os causam. Sempre que se perceber fazendo o cacoete, pare imediatamente, assim, você terá ciência do que faz. Na maioria dos casos, o tratamento consiste no uso de medicamentos e na terapia cognitivo comportamental que ajuda a relaxar e até a tentar trocar um tique por outro mais aceitável socialmente.
    Pelo que compreendi, as pessoas que têm tiques obsessivos, ou incontroláveis, poderão ter um índicio de alguma patologia ou síndrome, mas que no entanto poderão ser tratados atraves de psicoterapia.
    O aparecimento dos tiques surgem em situações de alguma ansiedade ou em momentos de stress. Para controlarmos essas manifestações a calma e a confiança serão uns bons métodos para reduzirmos os tiques.
    Muito Obrigado Ciência 2.0!!!
    por favor me tire uma duvida: minha filha tem 7 anos, apresentou tiques aos 5, fez tratamento, tomou medicação e recebeu alta da psicologa e tambem da psiquiatra, mais agora depois de 10 meses ele ta com o tique do olho novamente, esta em periodo de prova, as provas podem deixa-la anciosa e provacar novos tiques?

Cancel or

Partilha


Comenta