Content
  • PT
  • ENG

+ PROJETOS

Matemática Multimídia

Nome do projeto: Matemática Multimídia

Página do projeto: http://m3.ime.unicamp.br/

Contacto: +55 019 3521 5956 ou [email protected]

 

Sobre o projeto:

O Ciência 2.0 estabeleceu uma parceria com o “Matemática Multimídia”, projeto desenvolvido pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), dedicado à elaboração de recursos educacionais multimédia em formatos digitais para o Ensino Médio de Matemática no Brasil. Esta colaboração alicerça-se na permuta de recursos educacionais entre os dois projetos, sendo feita uma adaptação à realidade escolar de cada país. A iniciativa surge com o intuito de contribuirmos ativamente para a elaboração de conteúdos educacionais, destinados não só a Professores e alunos da área da matemática, mas também ao público em geral interessado pela área científica.

Museu Virtual da Biodiversidade

Nome do projeto: Museu Virtual da Biodiversidade

Página do projeto: www.museubiodiversidade.uevora.pt

Contacto: [email protected]

 

Sobre o projeto:

O Museu Virtual da Biodiversidade (MVBIO) é um projeto da Cátedra “Rui Nabeiro – Delta Cafés” Biodiversidade/Universidade de Évora que tem como alvo a divulgação da biodiversidade em Portugal.

Este é um projeto em constante desenvolvimento que, através da imagem, do som e de textos explicativos sobre a biologia e distribuição geográfica das espécies, disponibiliza um meio simples e aliciante de tomar conhecimento acerca da diversidade, interações e potencialidades dos animais e de plantas existentes em Portugal.

O projeto propõe-se ainda apoiar os professores e alunos facultando uma base de dados sobre biodiversidade portuguesa e oferecendo instrumentos lúdicos de caráter didático para o ensino/aprendizagem. Pretende ainda reunir num único espaço virtual toda a informação dispersa sobre a biodiversidade em Portugal e contempla ainda um espaço para participação do público com sugestões, comentários ou trabalhos sobre o tema, assim como contribuições dos fotógrafos que queiram ver publicados os seus trabalhos na página!

Blogues Parceiros

 

Nome do blogue:Ciência à Bessa
Link do blogue:http://scienceblogs.com.br/bessa/
 
Nome do blogue:Bala Mágica
Link do blogue:http://scienceblogs.com.br/balamagica/

 


O Ciência 2.0 estabeleceu uma parceria com o “Matemática Multimídia”, projeto desenvolvido pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp),

A Química das Coisas

Nome do projeto: A Química das Coisas
Página do projeto: http://www.aquimicadascoisas.org/
Contacto: [email protected] 

 

Sobre o projeto:

“A Química das Coisas” - projeto desenvolvido no âmbito do Ano Internacional da Química 2011 pelo Departamento de Química da Universidade de Aveiro – surgiu com o propósito de desvendar a Química escondida por detrás do nosso dia-a-dia e mostrar o contributo desta Ciência para o desenvolvimento e bem-estar da sociedade.
Seguindo uma filosofia multiplataforma, o projeto divulga a Química para o grande público, através da televisão, da rádio, dos jornais e da Internet.
O projeto é financiado pelo COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade e pelo Ciência Viva, programa Media Ciência.

Isto é Matemática

Nome do projeto: Isto é Matemática
Página do projeto: https://www.facebook.com/istoematematica
Contacto: [email protected]

 

 

Sobre o projeto:
O “Isto é Matemática” é um programa desenvolvido pela Sociedade Portuguesa de Matemática, com o objetivo de explicar a matemática de forma simples, acessível, casual e bem-disposta, desfazendo alguns dos mitos construídos em torno desta ciência.
O programa, conduzido por Rogério Martins, é composto por vários episódios que pretendem comprovar que a matemática é muito mais do que números e equações. O “Isto é Matemática” tem transmissão na SIC Notícias, todos os sábados, às 20:45.
O projeto é financiado pelo Ciência Viva, COMPETE/QREN e FEDER.

Naturdata

Nome do projeto: Naturdata

Página do projeto:  http://naturdata.com/

Contacto: [email protected]

 

Sobre o projeto:

O “Naturdata” é um projeto de recolha, processamento e partilha de informação sobre a biodiversidade de Portugal, sendo composto por uma base de dados e por um portal http://naturdata.com, de acesso livre e gratuito.

Os principais objetivos do projeto passam pela elaboração de uma lista de espécies de Portugal e pela sua documentação através de imagens e vídeos, contando já milhares de espécies listadas e ilustradas.

Pretende-se, assim, que o Naturdata sirva como fonte de informação e de apoio a decisões em questões ambientais, de conservação e de exploração dos nossos recursos biológicos por parte das autoridades competentes, escolas, institutos, universidades, associações, empresas, investigadores e particulares que se dedicam a estas áreas.

A equipa que desenvolve o Naturdata é totalmente constituída por voluntários.

Charcos com Vida

Nome do projeto: Charcos com Vida

Página do projeto: http://www.charcoscomvida.org/

Contacto: [email protected]

 

Sobre o projeto:

“Charcos com Vida” é uma campanha desenvolvida pela Unidade de Divulgação e Comunicação de Ciência em Biodiversidade do CIBIO e pretende incentivar a descoberta, valorização e investigação dos charcos e da sua biodiversidade. A campanha é direcionada a todas as escolas nacionais do ensino básico e secundário, assim como a associações, câmaras municipais, centros de educação ambiental e particulares. Todos estes atores são convidados a inventariar na página do site os charcos que conheçam assim como a construir e a adotar um charco, acompanhando a sua evolução e promovendo a sua manutenção. É ainda disponibilizada uma série de atividades de exploração científica e pedagógica para realização em sala de aula, que visa contribuir para o conhecimento da biodiversidade e importância destes habitats!

Ciência na Escola Global

Nome do projeto: Ciência na Escola Global
Página do projeto: http://www.cienciana.escolaglobal.info/index.html 
Contacto: Colégio Terras de Santa Maria - [email protected] / Externato Paraíso dos Pequeninos - [email protected]

Sobre o projeto:

“Ciência na Escola Global” é uma iniciativa que pretende envolver a comunidade escolar em projetos científicos experimentais, abordando de forma prática os conteúdos programáticos e fomentando nos alunos as primeiras competências de investigação científica. Nesta perspetiva, o Ciência 2.0 integra este projeto, já que se enquadra nos seus objetivos de colaboração com uma rede alargada de atores na produção e divulgação de conhecimento científico, e de promoção de um maior diálogo entre ciência e sociedade.

O projeto nasce no Colégio Terras de Santa Maria e no Externato Paraíso dos Pequeninos, situados no concelho Santa Maria da Feira, no âmbito do Prémio “Fundação Ilídio Pinho Ciência na Escola”.

No ano letivo de 2013/2014 foram desenvolvidos um total de dez projetos experimentais, nos diferentes níveis de ensino (desde o pré-escolar ao ensino secundário): “A Essência das Plantas das Terras de Santa Maria”; “Clonagem de Plantas”; “Agricultura na Vertical”; “A Química do Leite”; “Inúteis Cascas da Fruta”; “Aquaponia na Escola”; “O Poder do Mel e da Própolis”; “Energia Microbiológica”; “Cogumelos em Borra de Café”; e, “Culinária Ecológica”.

Para além da página online onde podemos encontrar informações sobre as atividades, o projeto “Ciência na Escola Global” promoveu também uma mostra de aprendizagens no Europarque, com venda dos produtos resultantes, aberta a toda a comunidade. Adicionalmente, com o apoio do Ciência 2.0, foram utilizados recursos multimédia, como plataformas interativas ou jogos didáticos, para promover o conhecimento dos conteúdos abordados em cada projeto, junto dos visitantes.