Publicado em 30/1/2015 por Isabel Pereira, Joana Gonçalves e Renata Silva

Esta semana destacamos a descoberta de cinco planetas. Uma equipa internacional de investigadores, composta também por dois portugueses, encontrou o sistema Kepler-444, a partir de dados da NASA. Sérgio Sousa sublinhou ao Ciência 2.0 a importância deste achado sobre um sistema que ter-se-á formado há 11,2 mil milhões de anos.

Salientamos ainda o desenvolvimento de uma bengala que funciona a partir de ultrassons. José Vieira explicou ao Ciência 2.0 como é que através desta informação é possível ajudar pessoas com deficiência visual a ultrapassar obstáculos.

Tiago Campante/Peter Devine

Uma equipa de investigadores, dois deles portugueses, descobriu um novo sistema planetário de cinco planetas.

Universidade de Aveiro

Um investigador da Universidade de Aveiro desenvolveu uma bengala que utiliza ultrassons para detetar buracos e declives, podendo ajudar pessoas com deficiência visual.

flickr/usnavy

A tosse persistente é um de vários sintomas de cancro que as pessoas tendem a ignorar, segundo um estudo do Cancer Research UK.

DR

O astrofísico Vítor Cardoso ganhou uma bolsa de investigação no valor de 1,5 milhões de euros para estudar a Teoria da Relatividade Geral de Einstein.

Flickr/Zach Welty

Cientistas descobriram forma de fazer crescer, literalmente, o cabelo, através da utilização de células estaminais.