Publicado em 23/1/2015 por Isabel Pereira, Joana Gonçalves e Renata Silva

Quem é doente renal vai poder degustar alheiras e com benefícios para a saúde. O destaque desta semana vai para este trabalho de investigadores da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. Trata-se de uma nova receita de alheira com o objetivo de ajudar no tratamento de doentes renais. Olívia Pinho explicou ao Ciência 2.0 quais os ingredientes que fazem parte da versão mais saudável deste produto típico português e quais os benefícios que apresenta.

Salientamos ainda, já que falamos em alimentos, o meruje. Cientistas da Universidade de Coimbra querem introduzir esta planta silvestre em saladas gourmet. Os investigadores referem que este alimento constitui uma ótima fonte de ómega 3 e de antioxidantes.

flickr/brunobucci

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da UP desenvolveu uma alheira mais saudável e que pode ser usada no tratamento de doentes renais.

Universidade de Coimbra

Investigadores da Universidade de Coimbra pretendem colocar as merujes, uma planta silvestre semelhante aos agriões, nos pratos dos portugueses.

Wikimedia Commons

Investigação liderada por um físico português desvendou através de um algoritmo que o filme \"O Feiticeiro de Oz\" é o que teve maior impacto na indústria cinematográfica do EUA.

Spencer Katz

Uma equipa de investigadores da Harvard Medical School está a desenvolver novas estratégias para tornar os transgénicos mais seguros.

flickr/NovartisAG

Cientistas que estudam o Acidente Vascular Cerebral, cancro e descontaminação das águas foram esta semana galardoadas com o Prémio L\'Oreal Mulheres na Ciência.