Publicado em 5/2/2014 por Eunice Sousa

Autores: Pedro Aibéo e Alexandre Aibéo

Editora: Quidnovi

Nº de páginas: 288

Palavras-chave: matemática; contos; banda desenhada; quotidiano; comédia.

Sobre os autores:

Pedro Aibéo é licenciado em arquitetura e engenharia civil pela Universidade do Porto. Vive em Zurique onde estuda, trabalha e dá asas a várias atividades como a música e o teatro. Ganhou alguns prémios na área da arquitetura entre eles o alemão “Mengler” de Arquitetura.

Alexandre Aibéo é licenciado em Astronomia, mestre em fundamentos e aplicações da mecânica de fluídos e doutorado em Astronomia pela Universidade do Porto. Desenvolve trabalhos na área da Magneto-Hidrodinâmica aplicada ao Vento Solar e é professor na Escola Superior de Tecnologia de Viseu. Ganhou a primeira edição do “FAMELAB – Comunicar Ciência” em Portugal.

Sinopse Ciência 2.0:

A matemática ainda é um grande problema para muita gente! Uma espécie de bicho papão. Enquanto não se compreende cria uma frustração enorme, mas quando faz “clique” na nossa cabeça tudo o que nos rodeia parece fazer sentido à luz dos números, operações e equações. É como devolver a visão a quem não pode ver.

Essa matemática, que é a base das ciências mais complexas, é também muito vantajosa para a vivência e compreensão do nosso quotidiano. Estamos fartos de ouvir isto, certo? Mas “Isto não é (só) Matemática” demonstra precisamente que a matemática só faz sentido à luz do mundo em que vivemos e que se relaciona com todos os aspetos da ciência e da vida. E prova-nos isso através de aventuras extraordinárias, contos ou episódios de comédia que têm a alta pretensão de mudar a forma como vemos o nosso e o mundo dos números!

Estas aventuras, no seu todo, relembram aspetos extraordinários da evolução humana na sua vertente intelectual, social e tecnológica por onde a matemática vagueia. A nós, os textos e fabulosas imagens, mudam-nos o espírito e vemo-nos de repente profundamente dispostos a elaborar novas questões, a querer sem controlo, fazer mais uma continha!